Fotos: Eduardo Ramos
Neste sábado, 25 unidades de saúde de Santa Maria fizeram parte do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza e sarampo. A imunização ocorreu das 8h às 16h e teve como público-alvo idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até menores de cinco anos. Na unidade de saúde José Erasmo Crossetti, localizada na Rua Floriano Peixoto, no Centro, o sábado foi movimentado.
Calendário de vacinação contra Covid-19 tem 12 ações nesta semana
De acordo com a enfermeira Regina Couto, responsável pelo setor de vacinação da unidade, cerca de 420 pessoas já tinham passado pelo local até as 15h:
– O movimento de hoje foi bom. Atendemos 300 adultos e 120 crianças por enquanto. E algumas crianças tomam os dois tipos de vacina disponíveis aqui, ou seja, contra a gripe e contra o sarampo. Então, a expectativa é que tenhamos atingido nosso público-alvo.
Na fila, a professora Carmen Nogueira, 61 anos, foi acompanhada de algumas amigas. Para ela, que ficou sabendo da campanha pela imprensa da cidade, vacinação sempre foi um assunto importante.
– É uma prevenção, né. E está começando a esfriar, então é melhor se vacinar e se cuidar para continuarmos bem e podendo sair. Essa vacina é muito tranquila – ressalta Carmen.
Um pouco mais tarde, chegou a dona Jeanete Lesina, 80 anos, que nem precisou enfrentar fila para se vacinar. Ela tomou a dose contra a Influenza:
– Minha filha me trouxe, e costumamos vir quando o movimento está mais calmo. Fico muito contente de poder me vacinar contra a gripe e curtir a melhor idade. Não é a primeira vez que tomei e estou pronta para as próximas – comemora.
Por outro lado, para as crianças, a vacinação gerou um pouco de medo. Principalmente para os pequenos que se vacinaram em dose dupla: contra a gripe e contra o sarampo.
O casal Regina Pires e Daniel Lose levou a Iarim Melo, de 1 aninho, para se vacinar. A pequena é filha de uma amiga que, mesmo trabalhando, não quis que a filha perdesse a oportunidade de se imunizar.
– Nós trouxemos a Iarim para vacinar a pedido da mãe dela. Ela vai tomar a dose contra o sarampo, porque é super importante se prevenir dessa doença que começou a reaparecer – conta Regina.
Parceria entre a Defensoria Pública e curso de Odontologia leva educação bucal para crianças
Já o Mathias de Oliveira, 3 anos, que foi junto da mãe Maristani de Oliveira, e o Vitor Vezzosi, 3 anos, que estava com os pais Litiane Demboski e Ricardo Pivetta, tomaram duas vacinas, uma em cada braço. Apesar do medo, os meninos saíram tranquilos e felizes da sala de vacinação.
– Doeu, mas não vou ficar dodói – relatou o corajoso Vitor.
O número total de doses aplicadas no Dia D em Santa Maria ainda está sendo contabilizado e deve ser divulgado pela prefeitura no domingo.